A Carta aos Hebreus é atribuída a vários escritores: Barnabé – Lucas, o Médico – Priscila – e
outros. Para mim a resposta está no próprio Novo Testamento. Se conferirmos alguns versículos das duas epístolas do apóstolo Pedro, o nome do autor da Carta aos Hebreus saltará diante dos nossos olhos. Vejamos, então, esses textos escritos por Pedro: “Pedro, apóstolo de Jesus Cristo, aos eleitos que são forasteiros da Dispersão no Ponto, Galácia,
Capadócia, Ásia e Bitínia” (1Pd 1.1); “Amados, esta é, agora, a segunda epístola que vos escrevo” (2Pd 3.1ª). No primeiro texto citado acima Pedro mencionou a palavra “Dispersão”, que é um termo chave para chegarmos a uma conclusão sobre o autor da Carta aos Hebreus. No livro de Atos está escrito: “Naquele dia (quando Estêvão foi morto), levantou-se grande perseguição contra a igreja em Jerusalém; E TODOS, exceto os apóstolos, foram
dispersos pelas regiões da Judéia e Samaria” (Atos 8.1). Os judeus que haviam crido no Senhor Jesus foram perseguidos e dispersos pela Judéia e Samaria. Pedro menciona outros lugares onde esses dispersos haviam chegado: Ponto, Galácia, Capadócia, Ásia e Bitínia (1Pd 1.1).
Ficou claro que o apóstolo Pedro estava escrevendo aos hebreus que foram perseguidos e
tiveram que fugir de Jerusalém (Atos 8.1). Mas no final da sua Segunda Epístola, Pedro fez uma declaração que, no meu entendimento, prova que Paulo é o autor da Carta aos Hebreus: “E tende por salvação e longanimidade de nosso Senhor, como igualmente o nosso amado irmão Paulo vos escreveu, segundo a sabedoria que lhe foi dada”
(2Pd 3.15). Pergunto: Onde está a carta que Paulo escreveu aos judeus da dispersão? A resposta mais coerente para mim é: A Carta aos Hebreus!
(Délcio Meireles)
Nenhum comentário:
Postar um comentário